sexta-feira, 12 de março de 2010

ILHA DAS CABRAS.


Local privilegiado para os amantes do mergulho profissional e amador, essa ilha pertence ao Santuário Ecológico de Ilhabela, criado em 1992 com a finalidade de garantir e proteger a fauna e a flora marítima costeira.


Na Ilha das Cabras está fundeada uma estátua de Netuno, ponto muito visitado ao sul da Ilha, próximo a Praia da Barra Velha, onde aportam as balsas que vem de São Sebastião.
 
Ilha das Cabras é uma praia brasileira localizada em Ilhabela, São Paulo. Também é conhecida como Praia de Pedras Miúdas.
 
 


Mergulhos em Ilha das Cabras proxima a Ilhabela ,com distancia aproximada de 200 metros, a profundidade de suas aguas pode atingir neste percurso até 12 metros no seu ponto mais fundo, a Ilha das Cabras pode ser facilmente alcançada a nado saindo da praia situada a sua frente, Barcos e lanchas circulam neste local, portanto, para evitar acidentes, esteja atento.



O local foi transformado em reserva ecológica, sendo proibida a prática de caça sub, pesca e coleta. Na ponta Sueste foi afundada uma estátua de Netuno, o deus do mar, próximo a ela está sendo feita uma experiência de recifes artificiais muito interessante.


Proximo a Ilha das Cabras a profundidade varia entre 3 a 86 metros e a visibilidade chega a 6 metros, mas isto depende do tempo e por ser uma região com muitos micro climas, esteja atento a estas condições antes de alugar os equipamentos. Todos os mergulhos são acompanhados, então, um bom profissional é de extrema importancia.




O fundo é arenoso no canal e rochoso próximo à ilha, as pedras são cobertas por uma variedade de esponjas alaranjadas, amarelas, vermelhas e até mesmo transparentes, anêmonas verdes e marrons podem ser encontradas com facilidade. A população de peixes é variada, mas de pequeno porte. Donzelas, sargentos e borboletas são as espécies mais comuns, mas trombetas, linguados, caranguejos e aranhas também habitam o pedaço.




Através de uma concessão de uso da marinha brasileira, a Ilha das Cabras tem cuidados particulares e seus moradores, na atribuição que lhes confere o poder militar torna-a particular e proibida para o desfrute geral. Não tente levar nem um pedacinho dos recifes, preserve a natureza.
 
 

Um comentário:

  1. Preciosas imagenes. Gracias por visitar y adherirte a mi blog. Yo tambien te sigo.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita.
Seu comentario é muito importante aqui no Blog.